o blog sobre o novo serviço da PTC - o MEO! aqui podemos discutir todos os assuntos e fazer todas as perguntas a pessoas que, efectivamente, já utilizam o MEO!

17
Mar 08
Olá a todos!

Sim, tenho uma comparação pronta a sair (aliás, já está aqui guardada e programada para sair amanhã à tarde (dia 17) mas como ao ler os vários comentários dei com um muito estruturado e que aborda tudo aquilo que aqui tem vindo a ser tratado, decidi fazer um post entretanto só com esse.


O comentário é do Vasco e diz o seguinte:





"olá,
algumas notas sobre as alterações contratuais:


1. aviso à navegação, literalmente :
é bom que o meo entenda que terá “vistas muito curtas”, se não optar por ter um claro “código de boas práticas comerciais e de transparência” para com os seus clientes. ofender clientes por erros crassos de comunicação é estar a arranjar sarna para se coçar… logo logo: back-office estoira sem capacidade de resposta, advogados e firmas de cobranças de dívidas sorriem, custos disparam… clientes saem dizendo “estes nunca mais…”. claramente, não é uma boa ideia.


2. as condições contratuais oferecidas por um fornecedor de serviços para um determinado período, são para cumprir, sob pena de este não “honrar” a palavra dada (valor antigo que era muito prezado numa transacção comercial) e de não merecer ser aceite pelo “mercado”.



3. como a alteração contratual não é de leitura imediata, que é mais vantajosa para o cliente (e este é soberano de o considerar se o é ou não) o meo devia manter em vigor para quem o desejar as condições anteriores. punto!



4. o meo é livre de reforçar os benefícios aos clientes antigos, proibido de os agravar… e livre de fixar “o que quiser” com os novos.



5. dito isto, é bom refocar o tema, pois o esforço financeiro pedido aos clientes antigos é equivalente, nas novas condições, para quem subscreve:


i) base + 3 packs (35+5+5+5) i.e. 50 canais predefinidos;

ou

ii) base + 2 packs + 3 canais (e sobra 25 cêntimos) i.e. 45 predefinidos e 3 escolhidos a 75 cêntimos, 48 canais;

contra

iii) os antigos 30 predefinidos + 10 escolhidos pelo cliente, a 49 cêntimos cada, i.e. 40 canais.


nota: vá se lá saber porquê… mas em cada um dos 6 packs propostos, para o meu gosto pessoal, há no mínimo 2 a 3 canais “oferecidos” que não quero… nem dados… resultado só com 4 packs fico com o que gostava a 10 escolhidos por mim!



5. para mim, esta “inexplicável” alteração, eu ia jurar que já a vi em qualquer lado… no início da smartv… pois no período experimental deles o cliente “podia” escolher a SUA televisão também… até mais do que 10 canais em pacote-base… e agora de repente… vejo o replay do dito cujo no meo…

e quem se lixa é o cliente que só por 2 meses pôde dizer “tenho, finalmente, a MINHA televisão”… pois, efémera ilusão!


6. acho que é este o maior “bem” que foi “roubado” aos clientes antigos (e novos…) do meo... em rigor, a todo mercado concorrencial de televisão, nas “barbas” de toda a gente. para “palavra dada”…



7. além disso não há rigor financeiro, nem justificação possível, no escandaloso aumento de + de 50% no custo dos canais opcionais, pois só dentro dos packs definidos se mantêm os 49/50 cents. cada: aqui alguém andou a fazer contas à mão… e se enganou ao contar os seus dedinhos! aqui a porca torce mesmo o rabo e não é financeiramente defensável que o novo regime “é mais favorável” que o antigo… uma ova! sorry my french!



8. o que eu não percebo enfim, é como pode o meo (e a smartv) estar cheias de tipos que gostavam de um dia serem directores de programas da rtp, sic, tvi… em vez de estarem cheias de tipos de net “cult” que sabem que tem é que arranjar bons conteúdos para interesses diversificados e os clientes é que escolhem o que querem ver e o que querem pagar por isso… para não falar do ainda esquecido “quando”…



9. mas enfim “deus não dorme”, sorry… o “mercado” não dorme e a explosão implacável de conteúdos & interesses net vão continuar, muito alegremente, a roubar fidelizações às televisões on ip… e às outras.



10. depois não se queixem que entraram numa espiral negativa de que não têm base de clientes, nem de receitas, suficientes para terem conteúdos apelativos…

é que, imaginem só, “ele” há mercados que, em vez de se desenvolverem… morrem!
depois de darem tiros nos pés! bruxo.



obrigado pelo fantástico fórum!

fiquem bem
vasco"






Obrigado nós, Vasco!
publicado por omeumeo às 02:14

Enviei o seguinte mail ao MEO:

<
[Error: Irreparable invalid markup ('<exmos [...] clientes.>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Enviei o seguinte mail ao MEO:

<<Exmos Srs,

O meu nome é Marco Garcia e sou cliente MEO desde Setembro de 2007, através da linha telefónica com o número 21xxxxxxx.

Desde que aderi ao serviço tenho estado muito satisfeito com o mesmo. Penso que é um serviço muito inovador, e com grande qualidade e estabilidade ao nível da internet e da imagem TV. Também o serviço DVR e Videoclube me parecem muito aliciantes.

Mas aquilo que realmente faz a diferença para outro concorrentes é a possibilidade de o cliente escolher o seu pacote de canais com grande flexibilidade.

No entanto parece que isto vai mudar no final deste mês. Quando antes se permitia ao cliente escolher arbitrariamente 10 canais de uma lista, agora apenas se permite escolher 2 grupos de 5 canais. Ao contrário do que os responsáveis do MEO têm vindo a dizer a alguns orgãos de comunicação social, penso que é óbvio que isto não vem melhorar o serviço prestado.

Neste momento subscrevo os seguintes canais, entre outros (estes são aqueles a que asisto com mais frequência):
National Geographic, NASN, AXN, FOX, BBC Prime, Travel Channel

Para continuar a assistir a estes canais, teria de subscrever 5 dos 6 pacotes disponíveis. Tenho duas alternativas: ou subsrevo e isso implicaria um aumento de custos; ou não subscrevo, o que implica uma diminuição de qualidade. Seja como for, isto é sempre uma degradação do serviço

Penso que esta medida tem apenas como objectivo o aumento das receitas do MEO, e não a satisfação dos clientes.

Lendo bem o contrato que assinei convosco, vejo que têm toda a legitimidade para alterar a grelha de canais, mas considero que com as novas condições de escolha, o vosso serviço, pelo menos para mim, deixou de ser tão atractivo.
Devo mesmo avisá-los que, assim que termine os 12 meses de fidelização, irei considerar as minhas opções, e muito provavelmente irei mudar de forcedor de serviços de telecomunicações.

O serviço Cabovisão, por exemplo, tem um preço muito semelhante aos vossos, e a grelha de canais disponíveis no pacote base oferece todos os canais opcionais que tinha subscritos no MEO, à excepção do NASN.

Espero que até lá esta medida tomada por vós seja alterada, pois estava muito satisfeito com o serviço até agora.

Com os melhores cumprimentos,
Marco Garcia>>

Responderam-me 1 hora depois:
<<Estimado Cliente,
Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à situação exposta informamos que continua a poder construir e organizar a sua grelha de acordo com as suas preferências.
Além do pacote base com um total de 45 canais - 35 canais fixos e dois packs temáticos à sua escolha (cada pack com 5 canais) pode ainda escolher Packs Temáticos adicionais, até um total de 6 packs, e pode ainda escolher canais opcionais.

Cada pack adicional tem um valor mensal de 2,5¿ e cada canal adicional um valor mensal de 0,75¿. Tanto os packs como os canais podem ser alterados mensalmente de acordo com a sua preferência.

O objectivo desta alteração por parte da PT Comunicações é apostar numa oferta inovadora de conteúdos adaptada às preferências de cada cliente, reforçar a grelha com o lançamento de canais exclusivos MEO (ex. E! Entertainment; Casa Club; Style; Nat Geo Music; Nat Geo Wild; Fuel TV) e agrupar canais em Packs Temáticos adaptados às preferências e estilos de vida dos nossos clientes.


Se necessitar de mais informações ou algum esclarecimento adicional, contacte-nos através do e-mail meo@telecom.pt, ou do número 808 20 30 30 (chamada local), disponível 24 horas por dia.

Serviço de Apoio ao Cliente
MEO>>

Ou seja, levei a resposta chapa 5.
Marco Garcia a 18 de Março de 2008 às 09:27

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