o blog sobre o novo serviço da PTC - o MEO! aqui podemos discutir todos os assuntos e fazer todas as perguntas a pessoas que, efectivamente, já utilizam o MEO!

15
Mai 08

E depois de tanto se discutir acerca do 2Wire, eu tenho que confessar que enquanto o meu me permitir fazer coisas destas:

 

 

 

 

eu não faço grande questão de o trocar :)

publicado por omeumeo às 16:45

Com o 2WIRE tenho um download do site da nVIDIA a 1.1 Mb/s, de resto a média é como mostraste, 600/700k/s.
Os que fiz com o Thomson 787 também andaram nessa média dos 600/700.
Zaratustra a 15 de Maio de 2008 às 17:45

Isso dá cerca de 6264 kbps que é razoavelmente bom. Acabei de fazer testes no speedtes.net e consegui obter os seguintes resultados:

Teste para LISBON
Ping: 27 ms (distância < 50 milhas)
Download: 7660 kbps
Upload: 419 kbps

Teste para BARCELONA
Ping: 70 ms (distância cerca de 650 milhas)
Download: 7892 kbps
Upload: 425 kbps

Teste para LONDON
Ping: 119 ms (distância cerca de 1000 milhas)
Download: 7706 kbps
Upload: 419 kbps

Teste para NEW YORK
Ping: 138 ms (distância cerca de 3350 milhas)
Download: 7670 kbps
Upload: 418 kbps

Teste para HONG KONG
Ping: 450 ms (distância cerca de 6900 milhas)
Download: 708 kbps
Upload: 249 kbps

Data dos testes: 15 de Maio 2008
Hora dos testes: entre as 19:18 e as 19:23
Condições do teste:
Modem/Gateway 2Wire, sincronizado a 16 Mbps, 1 meo box ligada e a emitir sinal de TV, PC com Ubuntu 8.04, browser firefox 3 beta 5, rede local de internet sem tráfego a não ser o do próprio teste, local do teste é Lisboa.
João a 15 de Maio de 2008 às 19:26

Para os mais cépticos ou incrédulos, aqui estão os links dos resultados dos testes que fiz anteriormente:

Image (http://www.speedtest.net)

Image (http://www.speedtest.net)

Image (http://www.speedtest.net)

Image (http://www.speedtest.net)

Image (http://www.speedtest.net)

E para terminar fiz um teste para Napier (Nova Zelândia) e obtive resultados fracamente melhor do que para Hong Hong. Ver o link seguinte:

Image (http://www.speedtest.net)

Obg.
João a 15 de Maio de 2008 às 20:41

Pois... Linux.
Com o Suse Linux fiz com a net por cabo de 9Mbps, um download mais de 8Mb/s se não me engano foi do Acrobat Reader, em poucos segundos saquei 41Mb.
Por isso João, acredito perfeitamente no que estás a mostrar.
Zaratustra a 15 de Maio de 2008 às 21:11

sim, sem dúvida muito bons resultados! grande ligação e grande sorte que tens!! :)
omeumeo a 16 de Maio de 2008 às 00:16

Por acaso também acho que o 2Wire é francamente um bom router!
Zetec a 15 de Maio de 2008 às 22:01

Bem,
O meu meo sabe, eu sou um dos que critica o 2wire, mas a nivel de wireless...
já agora, esse teste foi feito por wireless ou por cabo?
acho que todos sabemos que qualquer ligação é preferivel ter cabo do que wireless, mas comparado com outros routers, a componente wireless deste, é francamente má...na minha opinião, claro.

quanto a cabo...realmente é fantástico.
Mário a 15 de Maio de 2008 às 22:23

Olá Mário,
De facto esqueci-me de referir um dado nas condições dos testes:
-> Ligação por cabo ethernet a 100 Mbps.

Nota Importante e que não deve ser novidade para ninguém: a performance da internet depende muito da hora do dia e também do dia da semana. Neste momento (cerca das 23:40) não consigo obter resultados reprodutíveis com os testes efectuados anteriormente (cerca das 19:20). A internet encontra-se neste momento ligeiramente saturada de utilizadores e tráfego acrescido.

Posso um dia testar o wireless mas vou ter que deixar isso para este fim-de-semana ou mesmo para a semana devido a falta de tempo. Teria que fazer uma série de alterações que neste momento não quero fazer.

A utilização do wireless nos modems/gateway em geral dependem muito da arquitectura electrónica implementada no circuito electrónico. Por exemplo depende muito como é feito a interface (ligações internas) entre o tráfego por cabo ethernet com o tráfego sem fios. Já ouvi um caso em que a ligação por cabo ethernet diminuia drasticamente a velocidade do wireless.
João a 15 de Maio de 2008 às 23:52

Boas João,
Aquilo com o cabo é uma maravilha, em condições normais quer atraves do speedtest, quer o speedmeter da fccul (acho que é isto) as velocidades são excelentes, pois eu experimentei uma vez, visto ter velocidades com o wireless apenas de 5 megas e pings (a conectar a lisboa) de 200/200ms :s ... mas é complicado para mim tar a atravessar metade da casa com cabo :p .
Já liguei para a assistencia do meo para tentar perceber se iria sair algum firmware que melhorasse "a coisa".
entrei mesmo em contacto com a 2-wire, ao qual responderam me que quaisquer actualizações estavam dependentes das condições protocoladas com o ISP e que não me conseguiriam adiantar informação.

Só me resta esperar...
Mário a 16 de Maio de 2008 às 00:04

o da fccn, certo?

pois, eu percebo... e quanto mais paredes e mais distância mais complicado ainda se torna!... se ao menos o router tivesse daquelas antenas que antigamente traziam, havia uma tecnica rudimentar que até costumava funcionar:

http://www.youtube.com/watch?v=sUTT8wdN_VA&feature=related

mas pronto... já nem isto dá! :)
omeumeo a 16 de Maio de 2008 às 00:28

Olá Mário!

Pois por isso mesmo é que achei tão fantástico e postei aqui os resultados!! é que foi por wireless!!

é que por cabo cola mesmo aos 8Mbps!..

(mas sim, há problemas com o wireless já aqui relatados, sobretudo ao nível da estabilidade)

Por wireless? vou te bater :p

eu já tinha referido aqui, mas devo ter a 4 metros em linha recta do router com uma parede de interior pelo meio (deve ter 15cm de espessura).

que inveja... snif...

mas ainda bem que há pessoas contentes...

ps- queres trocar de router comigo :D

Abraço
Mário a 16 de Maio de 2008 às 00:38

LOL

pois, percebo-te!... até eu fiquei contentíssimo!

acho que temos que criar aqui um programa de rotação de routers!
omeumeo a 16 de Maio de 2008 às 00:47

Boas..
Tens sem duvida bons resultados. Eu não posso dizer mesmo.
Acho que o problema é mesmo do router . Eu já tive de recorrer ao apoio técnico e já tenho um novo mas os problemas mantêm-se.
Consigo resultados no speedtest.net de ping 50ms , 5Mbs 422kbs o que não sendo maus ficam um pouco a mais das minhas expectativas uma vez que sempre que tenho picos de download o router entra em freeze e bloqueia quer a imagem na tv quer para o download.
Não sei se este problema é comum a mais pessoas mas eu tenho sido atormentado com ele desde que comprei o Meo.
Já agora, alguém sabe como ligar um AP a este router ? é q eu já tentei várias vezes e não consigo, nem sequer consigo ligar um outro router wireless a este 2wire .
Actino a 16 de Maio de 2008 às 10:54

Olá Actino,
Assim não dá!
Para o pessoal te ajudar tens que dar um pouco mais de detalhes. Se o tipo de ligação (cabo, wireless), valor de sincronismo, local de teste, hora do dia, box ligada, etc...
Querias dizer a quem das tuas expectativas e não a mais, certo?
Não percebi. Ligar um AP? Está a referir-te a AP de Access Point ou outra coisa?
João a 16 de Maio de 2008 às 11:29

A ligação habitual é wireless , mas as interrupções na box acontecem quer estejam computadores ligados ou não.
Para já eu vou fazer o que Zaratustra indicou de não ter a ligação wireless acima de 9Mbs
O AP um acess point , eu queria aumentar a área de cobertura em minha casa e queria por um router assus que eu tenho a fazer isso.
Talvez a maior diferença que eu noto seja mesmo a velocidade de lição porque eu antes tinha netcabo a 20M , é claro q não era sempre constante mas sempre era mais do que tenho agora.
Actino a 17 de Maio de 2008 às 12:42

Olá Actino!

sempre houve novidades? conseguiste resolver o teu problema?
omeumeo a 31 de Maio de 2008 às 18:18

Pois, o João já referiu várias coisas, mas a principal questão a colocar aqui seria mesmo se fizeste o teste por wireless ou por cabo ethernet! porque por wireless esses valores nem são maus...

sim os resultados foram por wireless..
devo dizer que fiz o que o Zaratustra recomendou, em baixar a velocidade do wireless p 9Mb e devo dizer que a 24h que nao tenho nenhuma quebra.. a velocidade de ligaçao no speedtest.net fica-se pelos 4Mbs
Actino a 18 de Maio de 2008 às 17:25

Parece haver alguma confusão entre os utilizadores deste blog no que respeita ao tema de largura de banda e velocidades para internet e televisão.
Vamos aos factos.

1. O modem/gateway liga-se à central e esta pode sincronizar-se entre 8 e 16 Mbps. 8 porque é o mínimo assegurado pela PT para ter o serviço Meo e 16 porque é o máximo devido à configuração de protocolos. Pelo que observei há utilizadores que tem valores intermédios p.e. de 12 Mbps. Estes valores observa-se a partir da página de configuração do modem/gateway. Não se obtem fazendo os ditos testes de velocidade aos sites específicos.

2. Para a internet, a velocidade máxima que se pode obter é de 8 Mbps independentemente de qual o valor o modem/gateway está sincronizado com a central. Pode acontecer que no futuro a PT disponibilize velocidades de internet superiores.

3. O tráfego de televisão e internet são independentes (como que dois canais distintos) e nenhuma está encapsulada na outra. Ambas contribuem cumulativamente para o total de largura de banda ocupada do valor total disponível a que o modem/gateway está sincronizado.

4. O tráfego de televisão é sempre prioritária face ao tráfego de internet por razões óbvias. Ninguém gosta de ver televisão aos soluços. Mas não se importa com as pequenas latências na utilização da internet.

Concluindo. Quando se faz um teste de velocidade na internet o resultado deste tem que ser sempre um valor entre [valor a que o modem está sincronizado menos a largura de banda ocupada pela TV] e no máximo de 8 Mbps. Há utilizadores que dizem que tem o modem ligado a 16 Mbps mas que não conseguem valores de testes superiores a 8. Não podem e não devem porque 8 é a velocidade máxima de internet contratada à PT.
João a 16 de Maio de 2008 às 11:21

Eu tive a minha net a 734kb/seg. o que também é muito bom. mas agora deixo aqui uma pergunta, o que se poderá ter passado para ficar sem a opção de gravação na minha box ???
Andre santos a 16 de Maio de 2008 às 14:25

Isso já me aconteceu quando tinha o Gateway da Thomson e este bloqueava-se todo, faz assim: Na Meobox, por trás, há um botão de Power, desliga-a, espera 4 ou 5 segundos e volta a ligá-la, esta vai reiniciar-se e vai demorar um bocado a arrancar e a voltar a dar imagem. No meu caso resultou.
Outra coisa, ontem à noite (dia 15) o videoclube não estava disponível, e também não reparei se a opção gravar estava activa ou não.
Por isso certifica-te primeiro com a PT primeiro.
Zaratustra a 16 de Maio de 2008 às 14:52

Perdoem-me a redundância... lol
Zaratustra a 16 de Maio de 2008 às 14:59

Eu já reiniciei a minha box, e mesmo assim nada, liguei para a PT disseram que enviavam cá uns técnicos.

Tenho as opções todas, menos a de gravação, e nem na pausa consigo meter.

Obrigado
André Santos a 16 de Maio de 2008 às 15:08

Eu lembro-me que tive de reeniciar o gateway e que essa questão da gravação só ao TERCEIRO reenicio é que funcionou.
E ainda outra coisa, ontem à noite o meu 2WIRE "passou-se" e bloqueou, tive de lhe fazer um reset, por as configurações de origem e reconfigurá-lo.
Zaratustra a 16 de Maio de 2008 às 16:09

Pois, o meu 2WIRE está bom, pelo menos para a net, a PT já me contactou e enviam os técnicos na segunda feira :)
A minha net costumava cair, mas agora está do melhor.
André Santos a 16 de Maio de 2008 às 17:32

Ah ok, vamos torcer então para que tudo se resolva. :)
Zaratustra a 16 de Maio de 2008 às 17:47

sim até porque estou farto de ter problemas com a minha TV.
para a próxima avanço para a rescisão de contrato
andré Santos a 16 de Maio de 2008 às 17:51

Olá Zaratustra! então basicamente os problemas com o router também influenciaram a meobox? humm... isso é interessante! a ser assim temos que divulgar essa informação que pode ser útil!

Eu explico, com os bloqueios do gateway a box por vezes passava-se, tipo, não deixar mudar de canal, ou, não responder a nenhum comando. Num dos bloqueios da Box, eu reeniciei-a e esta não gravava, nem sequer fazia pausa, ou seja, parecia a segunda box. Eu já julgava que tinha ido para o galheiro porque reeniciei-a duas vezes e nada, mas vá lá, à terceira foi de vez.
Acreditem, o Thomson só meu deu foi problemas, não sei se vinha com defeito se é mesmo das suas caracteristicas.

MAS... O 2WIRE também tem umas paragens quando listo os servidores tanto do Call of Duty 4 como do CS:Source e no programa de torrents Bitcomet quando estou a pesquisar algum ficheiro o gateway também algumas paragens, e quando digo paragens, falo na tv a imagem fica estática durante um segundo ou dois.
Numas pesquisas que andei a fazer descobri que em muitos routers-triple play é "normal" haver este tipo de bloqueios principalmente se o estamos a utilizar em wireless, daí não convir muito pôr mais de 9Mbs nas configurações do wireless. Ao que consta, em alguns jogos online como os que referi ou em alguns programas peer to peer quando há um determinado "pico" de tráfego os gateways "engasgam-se", e no caso do Thomson, por alguns 30/40 segundos.
Portanto, ainda não estou totalmente satisfeito com este serviço, sou obrigado a ter cuidado a jogar, correndo risco de vida principalmente enquanto a minha maria está a ver as novelas... :s lololol
Ando à procura da solução para isto e quando a encontrar partilho-a convosco.
Zaratustra a 17 de Maio de 2008 às 10:24

Serviço MEO em grande.... Smp sem problemas
Cliente ZON a 19 de Maio de 2008 às 17:38

eu nao sei se o dono do blog é pago pela pt mas que defende o Meo defende eu era cliente tvcabo e honestamente estou arrependido por ser meo neste momento , nao que a tvcabo seja perfeita , nao tenho razoes de queixas do meo , mas a mim o que me fez mudar foi os canais e a box, conclusao,os canais ou seja a grelha ja nao é o que era e neste momentp a tvcabo já disponiboliza o mesmo serviço que o meo, é muito galo, ja nao falo que a tvcabo esta mais barata
Anónimo a 19 de Maio de 2008 às 23:44

Eu acho péssimo esse valor. O que tu querias dizer muito provavelmente era 734 kB/seg e aí estou de acordo contigo.
Não confundir bit com Byte.
:)
João a 16 de Maio de 2008 às 17:50

Olá Andre! isso de facto é estranho! a tua box deve ter o disco avariado, ou assim, porque é mesmo muito estranho! liga para o call center e queixa-te!!

sim, já liguei, vêm cá na segunda feira, mas entretanto vou perder um grande número de episódios. já agora qual é a capacidade do disco da box ?
Andre santos a 17 de Maio de 2008 às 10:28

Tem um disco de 80Gb...
Zartustra a 17 de Maio de 2008 às 12:37

Sim, André, a actual supostamente tem 80GB, mas parece que está para sair uma para substituir a actual que vai passar a ter bem mais :)
omeumeo a 31 de Maio de 2008 às 18:17

sim sim era 734kB/seg eu meti o "b" minúsculo, por erro.
André Santos a 16 de Maio de 2008 às 18:10

se fosse só mesmo 734Kbps era suficientemente mau para estares chateado! :)

Se fosse 734Kbps estava a tentar rescindir .:)
André Santos a 17 de Maio de 2008 às 10:25

Viva! Descobri este blog hoje e já fiquei fã.
Eu chateei-me com a Zon TV Cabo há cerca de 2 meses e quando vi a nova campanha do Meo não hesitei.
Marcação e serviço de instalação na hora. Técnico foi impecável (pena foi ter que fazer um furo na parede quando tenho a casa cheia de tomadas TV Cabo).
No princípio não achei as velocidades nada de extraordinário (tenho 2 boxes) mas noto agora um grande aumento (hoje andou perto dos propalados 8 Mb), pelo que já estou mais satisfeito.
Claro está que entretanto a Zon, como eu ía anular, fez oferta de tráfego ilimitado (agora é para todos) e ainda baixar 7,5 Eur na factura. Assim o Meo ficou-me bem mais caro (57,50 contra 42,99), mas é um espectáculo!
Ouvi agora dizer que vão pôr boxes de 160 GB para concorrer com a Zon HD-DVR. Alguém tem info sobre este assunto? Postem,sff.
IMPORTANTE : já alguém tentou copiar ou aceder aos ficheiros gravados na box? Estão em que formato?
... por agora chega...
Macieira a 16 de Maio de 2008 às 19:01

Olá Macieira!!

Ainda bem que estás satisfeito com o MEO! sim, o serviço é muito bom e revolucionário!!

em relação ao que falas da Zon, podes sempre pensar que ainda não terias a Box da Zon durante mais uns tempos, terias que a pagar (enquanto no MEO, por definição, vem predefinida) e além disso nem VideoClube e PIP irias ter! :D

No que toca às boxes efectivamente parece que vai haver novidades! no entanto não sei se será para todos os clientes (não me parece) ou só para os novos! pelos rumores que se ouviram a única diferença é mesmo essa - a do espaço de disco rígido.


A outra questão... ... é uma belíssima questão, e que muito debatida aqui tem sido! ainda não se conseguiu aceder aos conteúdos, nem se conseguiu passar nenhum conteudo para a box por USB. No entanto, tem havido rumores que no futuro será para abrir a box a entradas de vídeos e outros ficheiros pessoais, e que será até lançado uma espécie de youtube onde podemos fazer ulpoad de vídeos nossos e partilhar com amigos! pessoalmente acho que tem potencial! :)


por isso, a esta comunidade de utilizadores do MEO espera então aqui por ti mais vezes, e espera que venhas partilhar a tua experiencia e conheciementos connosco!! :D

O gajo moderador deste blog ate mete impressao....Parece mm k foi comprado pela PT....Ou entao e ceguinho para estar smp a achar k o meo e melhor k a tvcabo...
Cliente ZON a 19 de Maio de 2008 às 17:36

sim, parece que recebe salário da PT
gajo fixe a 19 de Maio de 2008 às 23:24

E toda a pagar os 50€ da box mais sporttv se quiser ver o Euro2008 em HD. Se é Zon (NÃO) está on!
Anónimo a 23 de Maio de 2008 às 11:02

tendo em conta o grande numero de comentarios neste blog, pergunto se alguem conhece um forum sobre o meo?
é que torna-se complicado seguir todos os comentários..
Actino a 18 de Maio de 2008 às 21:08

estou a tratar disso ;)
omeumeo a 31 de Maio de 2008 às 18:24

Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO