o blog sobre o novo serviço da PTC - o MEO! aqui podemos discutir todos os assuntos e fazer todas as perguntas a pessoas que, efectivamente, já utilizam o MEO!

17
Mar 08
Olá a todos!

Sim, tenho uma comparação pronta a sair (aliás, já está aqui guardada e programada para sair amanhã à tarde (dia 17) mas como ao ler os vários comentários dei com um muito estruturado e que aborda tudo aquilo que aqui tem vindo a ser tratado, decidi fazer um post entretanto só com esse.


O comentário é do Vasco e diz o seguinte:





"olá,
algumas notas sobre as alterações contratuais:


1. aviso à navegação, literalmente :
é bom que o meo entenda que terá “vistas muito curtas”, se não optar por ter um claro “código de boas práticas comerciais e de transparência” para com os seus clientes. ofender clientes por erros crassos de comunicação é estar a arranjar sarna para se coçar… logo logo: back-office estoira sem capacidade de resposta, advogados e firmas de cobranças de dívidas sorriem, custos disparam… clientes saem dizendo “estes nunca mais…”. claramente, não é uma boa ideia.


2. as condições contratuais oferecidas por um fornecedor de serviços para um determinado período, são para cumprir, sob pena de este não “honrar” a palavra dada (valor antigo que era muito prezado numa transacção comercial) e de não merecer ser aceite pelo “mercado”.



3. como a alteração contratual não é de leitura imediata, que é mais vantajosa para o cliente (e este é soberano de o considerar se o é ou não) o meo devia manter em vigor para quem o desejar as condições anteriores. punto!



4. o meo é livre de reforçar os benefícios aos clientes antigos, proibido de os agravar… e livre de fixar “o que quiser” com os novos.



5. dito isto, é bom refocar o tema, pois o esforço financeiro pedido aos clientes antigos é equivalente, nas novas condições, para quem subscreve:


i) base + 3 packs (35+5+5+5) i.e. 50 canais predefinidos;

ou

ii) base + 2 packs + 3 canais (e sobra 25 cêntimos) i.e. 45 predefinidos e 3 escolhidos a 75 cêntimos, 48 canais;

contra

iii) os antigos 30 predefinidos + 10 escolhidos pelo cliente, a 49 cêntimos cada, i.e. 40 canais.


nota: vá se lá saber porquê… mas em cada um dos 6 packs propostos, para o meu gosto pessoal, há no mínimo 2 a 3 canais “oferecidos” que não quero… nem dados… resultado só com 4 packs fico com o que gostava a 10 escolhidos por mim!



5. para mim, esta “inexplicável” alteração, eu ia jurar que já a vi em qualquer lado… no início da smartv… pois no período experimental deles o cliente “podia” escolher a SUA televisão também… até mais do que 10 canais em pacote-base… e agora de repente… vejo o replay do dito cujo no meo…

e quem se lixa é o cliente que só por 2 meses pôde dizer “tenho, finalmente, a MINHA televisão”… pois, efémera ilusão!


6. acho que é este o maior “bem” que foi “roubado” aos clientes antigos (e novos…) do meo... em rigor, a todo mercado concorrencial de televisão, nas “barbas” de toda a gente. para “palavra dada”…



7. além disso não há rigor financeiro, nem justificação possível, no escandaloso aumento de + de 50% no custo dos canais opcionais, pois só dentro dos packs definidos se mantêm os 49/50 cents. cada: aqui alguém andou a fazer contas à mão… e se enganou ao contar os seus dedinhos! aqui a porca torce mesmo o rabo e não é financeiramente defensável que o novo regime “é mais favorável” que o antigo… uma ova! sorry my french!



8. o que eu não percebo enfim, é como pode o meo (e a smartv) estar cheias de tipos que gostavam de um dia serem directores de programas da rtp, sic, tvi… em vez de estarem cheias de tipos de net “cult” que sabem que tem é que arranjar bons conteúdos para interesses diversificados e os clientes é que escolhem o que querem ver e o que querem pagar por isso… para não falar do ainda esquecido “quando”…



9. mas enfim “deus não dorme”, sorry… o “mercado” não dorme e a explosão implacável de conteúdos & interesses net vão continuar, muito alegremente, a roubar fidelizações às televisões on ip… e às outras.



10. depois não se queixem que entraram numa espiral negativa de que não têm base de clientes, nem de receitas, suficientes para terem conteúdos apelativos…

é que, imaginem só, “ele” há mercados que, em vez de se desenvolverem… morrem!
depois de darem tiros nos pés! bruxo.



obrigado pelo fantástico fórum!

fiquem bem
vasco"






Obrigado nós, Vasco!
publicado por omeumeo às 02:14

Sob pena que a Direcção de Administração do MEO venha um dia dizer que não tem conhecimento de qualquer queixa por parte dos clientes, É IMPORTANTE CONCRETIZAR A NOSSA INSATISFAÇÃO!

Eu apresentei queixa à ANACOM (ver comentário num outro post) e sugiro que outros o façam. Está visto que, neste país, "quem não berra não mama" - há ilegalidades evidentes, pelo menos aquelas que ferem a ética comercial para com o cliente.
albertotsa a 17 de Março de 2008 às 11:50

Enviei o seguinte mail ao MEO:

<
[Error: Irreparable invalid markup ('<exmos [...] telecomunicações.>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Enviei o seguinte mail ao MEO:

<<Exmos Srs,

O meu nome é Marco Garcia e sou cliente MEO desde Setembro de 2007, através da linha telefónica com o número 21xxxxxxx.

Desde que aderi ao serviço tenho estado muito satisfeito com o mesmo. Penso que é um serviço muito inovador, e com grande qualidade e estabilidade ao nível da internet e da imagem TV. Também o serviço DVR e Videoclube me parecem muito aliciantes.

Mas aquilo que realmente faz a diferença para outro concorrentes é a possibilidade de o cliente escolher o seu pacote de canais com grande flexibilidade.

No entanto parece que isto vai mudar no final deste mês. Quando antes se permitia ao cliente escolher arbitrariamente 10 canais de uma lista, agora apenas se permite escolher 2 grupos de 5 canais. Ao contrário do que os responsáveis do MEO têm vindo a dizer a alguns orgãos de comunicação social, penso que é óbvio que isto não vem melhorar o serviço prestado.

Neste momento subscrevo os seguintes canais, entre outros (estes são aqueles a que asisto com mais frequência):
National Geographic, NASN, AXN, FOX, BBC Prime, Travel Channel

Para continuar a assistir a estes canais, teria de subscrever 5 dos 6 pacotes disponíveis. Tenho duas alternativas: ou subsrevo e isso implicaria um aumento de custos; ou não subscrevo, o que implica uma diminuição de qualidade. Seja como for, isto é sempre uma degradação do serviço

Penso que esta medida tem apenas como objectivo o aumento das receitas do MEO, e não a satisfação dos clientes.

Lendo bem o contrato que assinei convosco, vejo que têm toda a legitimidade para alterar a grelha de canais, mas considero que com as novas condições de escolha, o vosso serviço, pelo menos para mim, deixou de ser tão atractivo.
Devo mesmo avisá-los que, assim que termine os 12 meses de fidelização, irei considerar as minhas opções, e muito provavelmente irei mudar de forcedor de serviços de telecomunicações.

O serviço Cabovisão, por exemplo, tem um preço muito semelhante aos vossos, e a grelha de canais disponíveis no pacote base oferece todos os canais opcionais que tinha subscritos no MEO, à excepção do NASN.

Espero que até lá esta medida tomada por vós seja alterada, pois estava muito satisfeito com o serviço até agora.

Com os melhores cumprimentos,
Marco Garcia>>

Responderam-me 1 hora depois:
<<Estimado Cliente,
Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à situação exposta informamos que continua a poder construir e organizar a sua grelha de acordo com as suas preferências.
Além do pacote base com um total de 45 canais - 35 canais fixos e dois packs temáticos à sua escolha (cada pack com 5 canais) pode ainda escolher Packs Temáticos adicionais, até um total de 6 packs, e pode ainda escolher canais opcionais.

Cada pack adicional tem um valor mensal de 2,5¿ e cada canal adicional um valor mensal de 0,75¿. Tanto os packs como os canais podem ser alterados mensalmente de acordo com a sua preferência.

O objectivo desta alteração por parte da PT Comunicações é apostar numa oferta inovadora de conteúdos adaptada às preferências de cada cliente, reforçar a grelha com o lançamento de canais exclusivos MEO (ex. E! Entertainment; Casa Club; Style; Nat Geo Music; Nat Geo Wild; Fuel TV) e agrupar canais em Packs Temáticos adaptados às preferências e estilos de vida dos nossos clientes.


Se necessitar de mais informações ou algum esclarecimento adicional, contacte-nos através do e-mail meo@telecom.pt, ou do número 808 20 30 30 (chamada local), disponível 24 horas por dia.

Serviço de Apoio ao Cliente
MEO>>

Ou seja, levei a resposta chapa 5.
Marco Garcia a 18 de Março de 2008 às 09:27

A minha resposta:
<
[Error: Irreparable invalid markup ('<o [...] prefere,>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

A minha resposta:
<<O questão é justamente essa: posso escolher os packs, mas não posso escolher canais individualmente.

Para continuar a ver os canais que vejo hoje, terei obrigatoriamente de pagar mais. Isso é uma diminuição da qualidade do serviço.

"O objectivo desta alteração por parte da PT Comunicações é apostar numa oferta inovadora de conteúdos adaptada às preferências de cada cliente, (...)"

-A oferta melhor adaptada às preferências de cada cliente, é aquela que lhe permite escolher os canais que prefere, e apenas esses, sem ter de escolher canais que não lhe interessam que vêm "agarrados" a esses

"(...)reforçar a grelha com o lançamento de canais exclusivos MEO (ex. E! Entertainment; Casa Club; Style; Nat Geo Music; Nat Geo Wild; Fuel TV)(...)"

-Nada impedia a PT Comunicações de lançar estes canais com o sistema antigo. Os clientes que estivessem interessados, subscreveriam estes canais. Os outros não...


"(...)e agrupar canais em Packs Temáticos adaptados às preferências e estilos de vida dos nossos clientes."

-Nesse caso, deveriam dar a opção ao cliente. Julgo que a maioria dos clientes é perfeitamente capaz de, de uma lista de 30 canais, escolher os 10 que mais lhe agradam, sem que a vossa empresa tenha de fazer essa escolha por eles.
>>


Agora estopu à espera do que me vão responder

Fabuloso. Muito bom, Marco!
Lex a 18 de Março de 2008 às 22:39

Boa Marco!

Vai-nos mantendo a par então!
omeumeo a 18 de Março de 2008 às 23:37

FODA-SEEEEEEEEEEE.....Esses mails da PT tira-me do serio. Tb ja reclamei e a resposta é smp a mm....Deve ser uma data d burros k estao a frente do pc a mandar mails....Nao percebem puto do k se escreve.....Haja paciencia....Dscpem a linguagem mas isto revolta-m....parece k anda td maluco!
Anónimo a 25 de Março de 2008 às 19:17

Já chegou a nova resposta do Meo:

<
[Error: Irreparable invalid markup ('<estimado [...] informações>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Já chegou a nova resposta do Meo:

<<Estimado Cliente,
Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Dada a especificidade do assunto que nos coloca, informamos que o mesmo foi encaminhado para os nossos serviços. Tentaremos, com a maior brevidade, esclarecer a questão que nos apresentou.

Se necessitar de mais informações ou algum esclarecimento adicional, contacte-nos através do e-mail meo@telecom.pt, ou do número 808 20 30 30 (chamada local), disponível 24 horas por dia.

Serviço de Apoio ao Cliente
MEO>>


Agora fico a aguardar
Marco Garcia a 18 de Março de 2008 às 11:52

pois... ... "a especificidade" gostei :)

vai-nos mantendo em contacto!
omeumeo a 18 de Março de 2008 às 14:03

olá a todos,
só para dizer que gostei muito da maneira como o Marco Garcia apresentou o seu caso e vai contra-argumentando com o meo, 5 estrelas, sim senhor.
espero para bem de todos que o meo reanalise todo este processo e queira marcar de facto a diferença: tratando os seus clientes com respeito e respondendo pelos compromissos que voluntariamente assumiu.
algumas coisas podem correr mal... é a vida... que responsabilidade se tira a partir disso, é o que verdadeiramente conta.
fiquem bem
vasco
vasco a 18 de Março de 2008 às 15:34

Parece ser um progresso.

Esta atravessou a primeira linha, a da chapa 5, e terá ido para alguém que REALMENTE responda ao que é inquirido?

A ver vamos, como diz o cego.

Fiquem 8-)
Lex a 18 de Março de 2008 às 22:48

Boa tarde

Concordo plenamente quando o autor do post afirma que más práticas comerciais serão um mau passo por parte da PT.

Eu já me inclue naqueles de que MEO e PT nunca mais.

Acho o sistema interessante por esse facto aderir ao mesmo, sem antes contudo solicitar informação sobre a viabilidade do mesmo na minha zona.
Como estáva com outro operador Há que o suspender para aderir ao MEO.

Assim fiz e depois e muitos emails entre mim e a PT sobre este serviço bem como da viabilidade do mesmo na minyha linha eis que: "Após ter suspendido o outro operador eis que recebo a informação que lamentávelmente ainda não era possivel instalar o serviço".

Não há pachorra para tanta incompetência (no minimo) má fé (no máximo).

E agora? Há que voltar para o antigo operador (pois este nunca mais), pena que vou ter que efectuar novo contrato quando o anterior tinha melhores condições Contratuais.

Esta é a minhya experiência com o MEO

Fiquem bem. parabéns pelo Blog
Murilovsky a 18 de Março de 2008 às 18:57

Olá Murilovsky,

pois é mau que tenhas tido essa experiencia com o meo... é mesmo uma pena! de resto... obrigado pelos comentários ao blog!
omeumeo a 18 de Março de 2008 às 23:54

O Meo já respondeu:

"Estimado cliente,
Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Com a reformulação da Oferta, para 45 canais (35 canais fixos e 2 Packs Temáticos à escolha, com 5 canais cada), o cliente continua a ter a flexibilidade de construir e organizar a sua grelha.

A selecção dos 2 packs temáticos do interesse do cliente, continuam a poder ser alterados mensalmente directamente na MeoBox.

A reformulação da Oferta MEO teve por base os seguintes factores:
. Reforço da grelha de canais (alguns deles exclusivos MEO) com o lançamento de FOX CRIME, E! Entertainment, Casa Club, Style, Nat Geo Music, Nat Geo Wild e Fuel TV.
. Mais de 80 canais em sinal aberto (todos os canais excepto Canais Premium) durante o mês de Março e Abril, para os clientes poderem conhecer a vasta oferta de canais e conteúdos que temos ao dispor, sem pagar mais nada por isso.
. Redução de ?2,5 no valor das mensalidades das MeoBox, passando a 1ª MeoBox a ter uma mensalidade de ? 5,00 (antes era de ?7,5) e a 2ª MeoBox de ? 2,5 (antes era de ?5).
. Cliente continua a ter ao seu dispor mais de 35 Canais Opcionais, podendo desta forma complementar a sua grelha de canais conforme o a sua necessidade ou interesse.

O Serviço MEO continua a trabalhar na evolução da sua oferta, de forma a termos cada vez mais canais e conteúdos ao gosto e preferência dos nossos actuais e futuros Clientes.

Em breve teremos mais novidades para lhe apresentar e ajustar às suas preferências .

O Comando é Seu!

Se necessitar de mais informações ou algum esclarecimento adicional, contacte-nos através do e-mail meo@telecom.pt ou do número 808 20 30 30 (chamada local), disponível todos os dias das 0 às 24 horas."

Ou seja, deram-me a chapa 5, mas por outras palavras.
Continuam aignorar as questões dos clientes
Marco Garcia a 31 de Março de 2008 às 07:43

olá Marco Garcia e todos os outros!
infelizmente recebeste a bela chapa 5… que vai ser válida para nós...

afinal quem manda no meo, não são as palavras bonitas do dr. zeinal bava, mas sim a “old” pt, de má memória, agora reavivada.
mas acho no entanto que a rescisão de contrato só em último caso mesmo…
essa é a “saída fácil” para a pt-ke-foi-meo,
como sempre foi a “saída” dos “zonbies” da tvcabo.

o que isto merece é uma resposta legal,
uma resposta que os force a repor as condições de serviço anteriores a 29 de fevereiro para os clientes antigos,
e, já agora,
a pagarem também uma pequena indemnização
(não é bom abusar aqui, que é a melhor garantia de se receber algum).

o que não pode passar em claro é:

i) a retirada de um “lato direito” de escolha pelo consumidor, que estava consagrado na fórmula, nós escolhemos 75% dos canais, você escolhe livremente, de toda a nossa gama não-premium, os restantes 25% (10 canais), tudo isto, pelo preço base acordado... e mais que deseje, a 49 cêntimos cada. isto é, o meo retirou o nosso efectivo poder de escolher a “nossa” tv, dentro de um preço eficiente, por eles fixado, a 12 meses. foi isso que divulgaram/publicitaram: “à minha maneira”.

ii) ser alterada a própria estrutura de formação do preço, dentro dos 12 meses contractualizados, sem o assentimento do cliente, coisa que o meo, não procurou sequer… apenas nos forçou com a sua “packs-solutions”.

iii) que não há justificação económica possível, para o aumento de preço de cada canal adicional em mais de 50%, para 75 cêntimos, no espaço de poucos meses. talvez o meo se tenha enganado nas suas contas, mas isso, se aconteceu, não os autoriza a “esfolar” os clientes desta maneira… e “safarem-se” sem que nada lhes aconteça! não durante estes 12 meses… não durante estes 12 meses! punto.

mas, para mim, o que acho importante mesmo agora é que,
a “old-pt-way/ke-foi-meo” passe pela humilhação de ser condenada em tribunal.
pois só assim vai aprender a respeitar os clientes!

renovo por isso, a sugestão que já deixei noutro post, de serem utilizados preferencialmente (pois são mais baratos e bastante mais rápidos) as seguintes “novas portas” da justiça:

1. os centros de mediação e arbitragem dos conflitos de consumo, é grátis e o meo só vai a jogo se quiser, mas se vai… ficará obrigado a cumprir a resolução do centro, há 1 centro em cada sede de distrito;

ou

2. os julgados de paz, é mesmo um tribunal, o meo tem que ir, quer queira quer não, o custo inicial é de 35 euros, a recuperarem, ganhando,... e 70e. perdendo.

num mês, repito, no espaço de 1 mês (!) fica resolvido.

agora, convém não esquecer que:

a) se deve dar um aviso primeiro ao meo (através de cartinha registada com aviso de recepção “please”), que se não repõe as condições acordadas antes de 29 de Fevereiro, no prazo máximo de 30 dias, (e prolongar por mais 2 meses o contrato e condições iniciais, entretanto decorridos), se vai meter um processo em tribunal contra o meo.

b) e pôr MESMO a acção contra o meo, se eles não recuarem. pelo andar da carruagem enquanto não levarem com umas sentenças condenatórias, o meo não vai recuar…
portanto preparem-se para ir até ao fim com o processo.

fiquem bem,
vasco

p.s.: para (e n)os “entretantos” também há:
a deco,
o “nós por cá” da sra. jornalista conceição lino da sic
ou qq repórter da tvi…
vasco a 31 de Março de 2008 às 23:53

bem vasco, parece que estás mesmo decidido, não é? eu concordo contigo que anular o contrato seria a "easy way out"...
omeumeo a 1 de Abril de 2008 às 02:03

Olá,

Desde que mudou o sistema dos canais que ainda não percebi quais os canais/packs que tenho actualmente escolhidos e como os alterar. Alguém me pode ajudar??

Relativamente ao sistema anterior, concordo que é melhor e se estamos a receber mails chapa 5 a minha pergunta é se o MEO tem algum provedor do cliente? Geralmente estes encaminham as questões do cliente para alguém que realmente toma decisões (em vez dos nossos mails serem respondidos com mails padrões por alguém no call-center sem qualquer poder de decisão).
vilas a 4 de Maio de 2008 às 02:10

Olá vilas,
Se não fizeste nenhuma subscrição de packs , muito provavelmente não tens nenhuma selecção definida. Neste momento a grelha de canais continua em sinal aberto e não sei até quando... muito provavelmente a partir de 2a-feira vamos começar a ver canais interditos até nós seleccionarmos aquilo que nós queremos ver. Para seleccionar e alterar canais e/ou pacotes, basta ir ao menu TV e submenu Comprar Canais da tua Meo box.
Relativamente à introdução do sistema de pacotes temáticos, também prefiro o sistema antigo e por causa disso tenho uma reclamação na ANACOM da qual ainda não obtive nenhuma resposta. Mas antes de apresentar queixa na ANACOM, fiz vários contactos com a PT por correio e email e obtive sempre respostas padrão e nunca responderam satisfatoriamente às minhas questões de legitimidade para alterar os termos contratuais do serviço. É muito triste ver os clientes serem tratados de maneira indiferenciado e que só demonstra uma falta de respeito para com os mesmos.
João a 4 de Maio de 2008 às 15:43

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